Pesquisadora Responsável

Dra. Deborah Schechtman
Deborah Schechtman (IQ-USP)
CV Lattes
ORCID
Web of Science

     
     

Deborah Schechtman, concluiu a graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (Biomedicina) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio),  mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e doutorado em Imunologia pelo Weizmann Institute of Science . Fez um pós doutorado na Universidade de Stanford. Foi Jovem Pesquisador (FAPESP) no Instituto do Coração (InCor/ HCFMUSP) no Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular. Livre docente pela Universidade de São Paulo em Bioquímica e atualmente é Profa. Associada do Instituto de Química, Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo, trabalhando com vias de sinalização da dor. 

 O Laboratório de Bioquímica da Sinalização Celular, localizado no LAPIC, no Instituto de Química da USP, tem como principal objetivo compreender as vias de sinalização envolvidas na dor para o desenvolvimento de analgésicos não-opióides

Analisando mutações na TrkA, uma tirosina quinase acoplada ao receptor de alta afinidade do NGF, em pacientes que tem analgesia congênita com anidrose (CIPA) e por tanto pacientes que não sentem dor, identificamos a via da PLCg ativada pela TrkA como sendo uma via chave para a sinalização da dor. Desenvolvemos um peptídeo que interrompe essa via. Esse peptídeo tem um efeito analgésico em modelos animais de dor inflamatória. Com abordagens multidisciplinares envolvendo biologia estrutural, fisiologia, embriologia, bioquímica, química e biologia celular e com diversos colaboradores, no Brasil e no mundo, estamos vendo o efeito desse peptídeo em outros modelos de dor em animais, compreendendo como mutações na TrkA podem afetar o desenvolvimento do sistema nervoso periférico nociceptivo e identificando outras vias de sinalização que possam ser afetadas pelo peptídeo e caracterizando efeito dessas vias na sinalização da dor. Paralelamente estamos desenvolvendo estratégias para encontrar pequenas moléculas que atuem como o peptídeo e que possa servir de guia para o desenvolvimento de um analgésico.

Somos um laboratório que valoriza um ambiente diverso e trabalhamos juntos para atingir nossos objetivos.
Temos oportunidades para alunos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e pós-doutores para se juntarem a nós Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Pessoas

Pós-Doutores

  Efeito das mutações no gene NTRK1 encontradas em pacientes com analgesia congênita no sistema nervoso nociceptivo
Desenvolver um sistema para o estudar os efeitos de mutações no gene NTRK1 que levam a analgesia congênita com anidrose (CIPA) no desenvolvimento de nociceptores em embriões de galinha.


Dr. Felipe Monteleone Vieceli
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CV Lattes

 

Alunos de Doutorado

Busca por pequenas moléculas que interferem na ligação TrkA/ PLCγ
Nosso grupo estabeleceu a interação proteína/proteína entre TrkA e PLCγ como alvo para busca de novos analgésicos, sendo importante estudar a especificidade do domínio que reconhece a TrkA na PLCγ: o domínio SH2. Além de estudar a especificidade dos domínios SH2 de PLCγ por diversos peptídeos oriundos de domínios quinase de receptores de fator de crescimento, estamos buscando novas estratégias para encontrar moduladores nesta interação. Com um ensaio de rastreamento de uma biblioteca de fragmentos encontramos algumas moléculas candidatas a validação estrutural e funcional. Podemos trabalhar no melhoramento químico das moléculas descobertas e testar em modelos bioquímicos ou in vivo.

 MSc. Allan Pradelli Roldão
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CV Lattes

 Allan
 

Papel da PLCg na hipersensibilidade pela dor aguda e crônica experimental
Recentemente nosso laboratório desenvolveu um novo peptídeo TAT-pQYP, que atua na inibição de PLCg via TrkA e que tem um efeito  analgésico em modelos de dor inflamatória aguda em animais. Dando sequência ao meu mestrado, o objetivo do meu projeto de doutorado é  caracterizar o efeito da inibição de vias de sinalização específicas da TrkA em modelos de dor crônica, e principalmente o papel de PLCg no desenvolvimento do fenótipo de dor crônica em animais, utilizando de ensaios de comportamento animal e técnicas bioquímicas e de biologia molecular para desvendar como essas vias estão sendo moduladas e a interação entre as vias, nesse modelo de doença tão complexa e que afeta de milhares de pessoas no mundo atualmente.

MSc. Beatriz C. de Moraes

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CV Lattes

 
 
Efeito da inibição constitutiva de parceiros de interação do peptídeo QEP na sinalização da hipersensibilidade em neurônios somatossensoriais periféricos.
O fosfopeptídeo permeável TAT-pQYP tem se mostrado capaz de reverter a nocicepção aguda em modelos inflamatórios através da inibição do ancoramento da PLC𝛾 à Y785 fosforilada da TrkA, inibindo a fosforilação e ativação da lipase pela TrkA e a sinalização peptidérgica nos nociceptores do DRG. Dessa forma, visamos destrinchar as diferentes vias de sinalização moduladas por um sistema de expressão constitutiva do peptídeo QEP (análogo ao pQYP) em diferentes modelos de hipersensibilidade, elucidando mecanismos periféricos que levam a esses fenótipos através de um modelo que integra análises comportamentais, de tecidos animais, em cultura primária de DRG e bioinformáticas.
 
Msc. Alexandre Martins do Nascimento
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CV Lattes

Alunos de Iniciação Científica

Identificação de proteínas que se ligam ao peptídeo TAT-pQYP
Meu projeto busca encontrar proteínas parceiras do peptídeo TAT-pQYP, além da PLCg que podem contribuir para seu efeito analgésico. Para tanto, usamos colunas de afinidade com e o peptídeo biotinilado  seguida por  espectrometria de massas para a identificação das proteínas ligantes. Proteínas ligantes são então validadas como potenciais alvos e assim caracterizamos assim as vias de sinalização envolvidas na analgesia causada pelo TAT-pQYP, e potenciais efeitos colaterais causados pelo peptídeo.
                                 
Heloisa Espreáfico Guelerman Ramos 
Heloisa Ramos
CV Lattes

 

Caracterização do peptídeo derivado do sítio de ancoragem da PI3K na TrkA e seu efeito em vias de sinalização.
Meu projeto visa uma análise mais aprofundada das vias de sinalização da PI3K e da PLCg, que parecem ter uma relação próxima com a sinalização da dor. Desejamos, portanto, testar fosfopeptídeos permeáveis capazes de se ligarem aos respectivos domínios de ligação destas vias e induzir modulações que permitam descrevê-las melhor em relação ao processo de funcionamento da célula, como no crescimento de neuritos, bem como na interação entre as proteínas associadas à TrkA. Para isso, será desenvolvida uma linhagem da célula Neuro2A super expressando constitutivamente a TrkA, a qual poderá ser usada posteriormente no laboratório para o estudo de rastreamento de novas drogas inibidoras das vias discutidas acima.

Giovanna Souza Stival 
Giovanna Stival
CV Lattes

    
   

Técnicos

  Auxilio alunos de iniciação científica e pós-graduação na condução de seus experimentos.
Meu trabalho envolve orientação prática, solução de problemas e ensino de técnicas experimentais essenciais. Também planejo, padronizo e organizo alguns experimentos realizados no laboratório, assegurando que todas as etapas sejam seguidas corretamente e que os resultados sejam precisos e reproduzíveis. Complementar a isso, estou envolvida em um projeto inovador focado na implementação de novas drogas para o tratamento da dor. Este projeto não só expande nosso conhecimento científico, mas também tem o potencial de impactar positivamente a qualidade de vida dos pacientes. De modo geral, minha função é garantir que o laboratório opere de maneira suave e eficaz, facilitando a pesquisa de alta qualidade e contribuindo para o avanço científico em nossa área de atuação.


Dr. Ana Maria Rodrigues 
(TT5 FAPESP)
Ana Maria Rodrigues
CV Lattes


 

Novidades do grupo:

Parabéns Msc. Allan P. Roldão 
Poster Prize Certificate
"Protein dynamics and transient interactions"
Biochemical Society Meeting (UK)



Parabéns Heloisa Espreáfico Guelerman Ramos 
Prêmio Poster
BrProt
Sociedade Brasileira de Proteômica (Brasil)

     
  

Algumas publicações  do nosso grupo

     
   
  Interação proteína-proteína como uma estratégia para o tratamento de dor.

- do Nascimento, A.M.;  Marques, R.B.;  Roldão, A.P.; Rodrigues, A.M.; Eslava, R.M.; Dale, C.S.  Reis, E.M.;  Schechtman, D. 
Exploring protein-protein interactions for the development of new analgesics
Science Signaling, 8 Oct 2024, Vol 17Issue 857
DOI:10.1126/scisignal.adn4694




Expressão e função da PKMz no Desenvolvimento

- Pramio DT, Vieceli FM, Varella-Branco E, Goes CP, Kobayashi GS, Pelegrina DVS, Moraes BC, El Allam A, Kumar BD, Jara G, Farfel JM, Bennett DA, Kundu S, Viapiano MS, Reis EM, Oliveira PSL, Passos-Bueno MRS, Rothlin CV, Ghosh S, Schechtman D (2023)
DNA methylation of the promoter region at the CREB1 binding site is a mechanism for the epigenetic regulation of brain-specific PKMζ. Biochim. Biophys. Acta - Gene Regul. Mech. v.1866, p.194909.

Notícias
Folha.uol.com.br/ciencia/2023/08/
Agencia.fapesp.

-
 Ellam, E.A.; Alberto, E.J.; Mercau, M.E.; Pramio, D.T.; Bhat, K.M.; Philbrick , W.M. Schechtman, D.; Rothlin, C.V. & Ghosh,S. Functional roles of neural aPKCs in mouse brain development and survival






 
Desenho racional de um peptídeo que inibe a via de sinalização da  PLCg ativada pela TrkA  e tem um efeito analgésico.

-Moraes BC, Ribeiro-Filho HV, Roldão AP, Toniolo EF, Carretero GPB, Sgro GG, Batista FAH, Berardi DE, Oliveira VRS, Tomasin R, Vieceli FM, Pramio DT, Bruni-Cardoso A, Figueira ACM, Farah SC, Devi LA, Dale CS, De Oliveira, Paulo SL, Schechtman D (2022)Structural analysis of TrkA mutations in patients with congenital insensitivity to pain reveals PLCγ as an analgesic drug target
. Science Signaling, v. 15, p. 1-15.

Notícias
DNA de pessoas insensíveis à dor ajuda pesquisa de nova droga no Brasil (globo.com)
Revista pesquisa.fapesp
Jornal USP
technologynetworks.com 

- Pena DA, Duarte ML, Pramio DT, Devi LA, Schechtman D (2018) Exploring Morphine-Triggered PKC-Targets and Their Interaction with Signaling Pathways Leading to Pain via TrkA. Proteomes, v. 6, p. 39


 


 
Gerando anticorpos conformacionais que reconhecem especificamente as  cPKCs ativas


- Pena DA, Andrade VP, Silva GÁ, Neves JI, Oliveira PS, Alves MJ, Devi LA & Schechtman D. Rational design and validation of an anti-protein kinase C active-state specific antibody based on conformational changes. Sci Rep. 2016 Feb 25,6:22114.

- Pena D, Pacheco DM, Oliveira PSL, Alves, MJM, Schechtman D (2018). Generating Conformation-Specific Polyclonal and Monoclonal Anti-Protein Kinase C Antibodies and Anti-Active State Specific PKC Antibodies. Current Protocols in Chemical Biology, v. 1, p. e42


- Duarte ML, Trimbake NA, Gupta A, Tumanut C, Fan X, Woods C, Ram A, Gomes I, Bobeck EN, Schechtman D, Devi LA (2021) High-throughput screening and validation of antibodies against synaptic proteins to explore opioid signaling dynamics. Communications Biology, v. 4, p. 238

 

Estabelecendo o conceito de que as quinases reconhecem consensos estruturais 

- Duarte ML, Pena DA, Nunes Ferraz FA, Berti DA, Paschoal Sobreira TJ, Costa-Junior HM, Abdel Baqui MM, Disatnik MH, Xavier-Neto J, Lopes de Oliveira OS & Schechtman D. Protein folding creates structure-based, noncontiguous consensus phosphorylation motifs recognized by kinases. 
Sci Signal. 2014 Nov 4,7(350):ra105. 

Notícias
Agencia.fapesp
Revista pesquisa fapesp

- Oliveira PS, Ferraz FAN, Pena DA
, Pramio DT, Morais FA & Deborah Schechtman. Sci, Signal. 22 Mar, 2016 Re3Revisiting protein kinase–substrate interactions: Toward therapeutic development” 






 
Utilizando a fosfoproteômica  e peptídeos moduladores para caracterizar o papel das diferentes isoenzimas das PKCs em células tronco embrionárias murinas.

- Garavello NM, Pena DA, Bonatto JM, Duarte ML, Costa-Junior HM, Schumacher RI, Forti FL & Schechtman D. Activation of protein kinase C delta by ψδRACK peptide promotes embryonic stem cell proliferation through ERK 1/2. J Proteomics. 2013 Dec 6,94:497-512.

- Costa-Junior HM, Garavello NM, Duarte ML, Berti DA, Glaser T, de Andrade A, Labate CA, Ferreira AT, Perales JE, Xavier-Neto J, Krieger JE, Schechtman D. Phosphoproteomics profiling suggests a role for nuclear βΙPKC in transcription processes of undifferentiated murine embryonic stem cells. J Proteome Res. 2010 Dec 3,9(12):6191-206.
 

Vídeos
 
redeciencia.tv.
Estudo da Dor Abre Caminho para Novos Analgésicos (fiocruz.br)
Ciência SP (FAPESP) “Novo alvo para desenvolvimento de analgésicos”:


Alumni (Alunos e pós doutores)

                     
Dra. Mariana Lemos Duarte
Icahn School of Medicine at Mount Sinai, New York, USA
https://www.elahilab.com/mariana-lemos-duarte

 
 

   
Dr. José Matheus Camargo Bonatto 
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Campinas, Brasil
   

   
Dra. Darlene A. Pena 
Profa. UNIFEBE e UNIAVAN 
   

   
Dr. Dimitrius T. Pramio 
   

   
Dr. Hélio Miranda Costa Junior
Gerente de Treinamento em Oncologia e Acesso na MSD Brasil
   

   
Dra. Denise A. Berti
Senior Researcher, Staff Scientist, UCSD em San Diego
http://msanderlab.org/denise-berti-2/
 
 

   
Dr. Damian E. Berardi
Product Scientist at Cell Signaling Technology
 
 
 
   
     
    Msc. Nicole Milaré Garavello
Senior Clinical Research Associate na PRA Health Sciences

     
   
     
    Dr. Felipe Alves Morais      
    MSc. Denise Maria Vianna Pacheco      
    MSc. Matheus Monteiro da Silva      
    Imagens criadas com Biorender.com      



Departamento de Bioquímica
Instituto de Química
Universidade de São Paulo - USP

Av. Prof. Lineu Prestes, 748 sala 1208
Cidade Universitária
CEP 05508-000 - São Paulo - SP

Fone: +55-11-3091-2173
topo