No LAPIC estão sendo estabelecidas linhas de pesquisa interdisciplinares para investigar a regulação epigenética e mecanismos moleculares e celulares da metástase no câncer de pâncreas.

Os adenocarcinomas ductais de pâncreas (PDAC) são  tumores agressivos, com alto potencial metastático e sem opções terapêuticas eficazes. A grande heterogeneidade celular, as complexas interações moleculares no microambiente do tumor, e os mecanismos epigenéticos envolvidos no estabelecimento dos fenótipos tumorais podem explicar ao menos em parte a dificuldade de identificação de vulnerabilidades clinicamente exploráveis no PDAC.

Os estudos sobre o papel e mecanismos de ação de RNAs nãocodificadores longos (lncRNAs) no controle epigenético do EMT e no estabelecimento de céuluas iniciadoras de tumor (CITs), e o entendimento da sinalização que ocorre entre o tumor e o seu microambiente deverão contribuir de forma significativa para o conhecimento dos mecanismos moleculares envolvidos na aquisição do fenótipo metastático, e para a identificação de novos alvos para o seu tratamento.

Departamento de Bioquímica
Instituto de Química
Universidade de São Paulo - USP

Av. Prof. Lineu Prestes, 748 sala 1208
Cidade Universitária
CEP 05508-000 - São Paulo - SP

Fone: +55-11-3091-2173
topo